quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Reforma espiritual

    Se deixarmos que o tempo resolva o caso da trasnformação moral porque devemos passar para atingir um grau mais elevado na escala da perfetibilidade, abandonando-nos cegamente à própria sorte, quando virá algum progresso? Dentro de quanto tempo poderemos obter alguma melhoria espiritual?
    Mas, ao contrário, se desde já nos esforçarmos nesse sentido desde já também iremos recebendo benefícios, melhorando nossa situação e apressando a nossa marcha.
    É preciso sobretudo, renovar-se moralmente, espiritualisar-se dia por dia, com base no Evangelio.
   


    A reforma liberta o individuo da escravidão das paixões. Os vicíos escravisão o homem na carne.
    Se não nos reformarmos, como espiaremos as faltas? E não o fazendo, como poderemos nos libertar das provocações?
    Os defeitos mais comuns do homem são o orgulho, o egoismo, a ferocidade, a sensualidade, estes são inimigos tenazes, que devemos combater e vencer, à custa de lágriamas e sangue, porque são estigmas que nos vêm do nosso passado de brutos e estão profundamente arraigados em nossos corações.
   Melhor que façamos hoje do que amanhã, como lutadores consientes e não como vitímas passivas, pois o mérito justamente vem do exercício deliberado do livre árbitrio.
   E quando nos decorrer do tempo todos os defeitos estiverem vencidos automaticamente conquistado as virtudes correspondentes, flores espirituais que, no amanhã de nossa existência universal, torná-la tão bela e radiosa, nas inumeras moradas da casa do Pai.

Paz e luz a todos os visitantes! Pare e pense! Será que vale a pena nos fazer de vitímas perantes nossos próprios erros?

Um comentário:

  1. Belo texto. Realmente a reforma intima é uma libertação. Não é facil realiza-la, mas vale muito a pena tentar. Estou tentando, e sigo assim um dia eu consigo.
    abraços

    ResponderExcluir